top of page

11/10/2023-Receita Federal notifica mais de 2,1 mil MEI's devedores na RPT para regularizar situação


Mais de 2,1 mil MEIs (Microempreendedores Individuais) na RPT (Região do Polo Têxtil) receberam notificações para regularizar pendências financeiras junto à Receita Federal ou à PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda

Nacional), incluindo o Termo de Exclusão do Simples Nacional.

Mais de 2,1 mil MEIs (Microempreendedores Individuais) na RPT (Região do Polo Têxtil) receberam notificações para regularizar pendências financeiras junto à Receita Federal ou à PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional), incluindo o Termo de Exclusão do Simples Nacional.

Esses empreendedores são aqueles que possuem dívidas da guia de recolhimento de tributos mensal (DAS-MEI) ou que não apresentaram a DASN (Declaração Anual do Simples Nacional).

MEIs Empreendedores

A Receita Federal reportou que até junho deste ano, aproximadamente 4,6 milhões de empresas ativas não haviam cumprido essa obrigação, notificando até o momento 393.678 MEIs com dívidas expressivas, totalizando cerca de R$ 2,2 bilhões em débitos.

Na RPT, Sumaré lidera com o maior número de MEIs devedores (607), seguida por Hortolândia (602), Americana (467), Santa Bárbara d’Oeste (332) e Nova Odessa (153).

Juntos, os MEIs das cinco cidades têm uma dívida de R$ 12,1 milhões.

A regularização apresenta como principal benefício a manutenção da empresa no Simples Nacional, que oferece carga tributária reduzida e simplifica a gestão financeira, consolidando diversos impostos em uma única guia de recolhimento.

Os relatórios de pendências estão disponíveis no DTE-SN (Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional) e no Portal e-CAC.

Os empreendedores notificados têm um prazo de 30 dias a partir da ciência para regularizar sua situação.

Mesmo que um MEI possua débitos com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e não tenha recebido o Termo de Exclusão, é fundamental regularizar as dívidas para evitar a exclusão do Simples Nacional e o consequente desenquadramento do Simei (Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais).

Para os MEIs inadimplentes, a Receita emitirá os termos de exclusão do Simples Nacional, mantendo o CNPJ ativo.

Entretanto, a empresa perderá a vantagem de recolher tributos em valores fixos mensais, passando a seguir as regras de apuração com base no lucro real ou presumido.

Nos próximos meses, empreendedores que não apresentarem a DASN-Simei (Declaração Anual Simplificada) do MEI por mais de 90 dias após o prazo de entrega poderão ter seu CNPJ tornado inapto.

Isso resultará na impossibilidade de emitir notas fiscais, cancelamento de licenças e alvarás, além das dívidas serem vinculadas ao CPF do microempreendedor, o que dificulta a obtenção de empréstimos ou financiamentos.

Exclusão

Os MEIs que não regularizarem suas pendências listadas no Relatório de Pendências que acompanha o Termo de Exclusão serão excluídos do Simples Nacional e desenquadrados do Simei a partir de 1º de janeiro de 2024.
Para verificar o valor exato das dívidas, os microeemprendedores podem utilizar o PGMEI (versão completa) com certificado digital ou código de acesso, na opção “Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”.

Além disso, as informações podem ser acessadas pelo aplicativo MEI, disponível para dispositivos Android e iOS.

https://www.aod.adv.br/post/receita-federal-notifica-mais-de-2-1-mil-meis-devedores-na-rpt-para-regu...

Fonte: site Grupo Liberal

Comments


bottom of page